domingo, 3 de fevereiro de 2013

UFC 156

Na maior rivalidade do UFC 156, o brasileiro Antônio Pezão surpreendeu o mundo ao nocautear o holandês Alistair Overeem aos 25 segundos do terceiro round. Com uma sequência de dois overhands, dois uppers e diversos diretos no rosto do adversário, o paraibano conquistou a sua segunda vitória seguida no UFC e se colocou em posição de, talvez, encarar o ex-campeão Junior Cigano. Já Overeem, após muita provocação e arrogância durante toda a semana, sofreu sua primeira derrota no torneio, e a primeira desde 2007.
          Se alguém tivesse buscado na etimologia dos nomes dos protagonistas da superluta pelo cinturão dos pesos-penas do UFC uma pista para quem seria o vencedor do combate entre o campeão da categoria,José Aldo, e o desafiante, Frankie Edgar, provavelmente teria assistido ao duelo com a certeza de quem teria o braço levantado pelo árbitro Steve Mazzagatti. "Aldo" significa "nobre", e o número de destino dos que carregam esse nome é "4". Coincidentemente, esta foi a quarta luta do campeão pelo UFC. Premonitoriamente, os "Aldos" estão fadados a "enfrentar limitações e restrições bem definidas. Sua poderosa força de vontade e determinação, juntamente com sua imaginação criadora, permitem ultrapassar os obstáculos e alcançar o sucesso. A luta é sempre um estímulo." Estimulado pelo desafio de encarar o ex-campeão dos pesos-leves, o brasileiro aproveitou o que seu nome o reservou e manteve seu cinturão com uma vitória clara por decisão unânime dos juízes (49-46, 49-46 e 48-47), impondo ao americano a primeira derrota na nova categoria de peso. Só para constar, "Edgar" significa "inteligente, movido pela razão, mas precisa controlar o nervosismo". O número? "3". Coincidência ou não, essa foi a terceira derrota seguida do americano - havia perdido duas vezes seguidas para Ben Henderson.
           Primeiro brasileiro a subir no octógono do UFC 156, o peso-leve Gleison Tibau não conseguiu abrir a participação de seu país com vitória. O potiguar perdeu para o americano Evan Dunham na decisão dividida dos jurados (29 a 28, 28 a 29 e 29 a 28). Apesar de um bom início de combate, o potiguar mostrou cansaço no desenrolar do combate e não conseguiu manter o ritmo com o qual iniciou o duelo durante os três rounds, sofrendo a nona derrota de sua carreira.
           Demian Maia não deixou Jon Fitch lutar. Em sua terceira luta pela categoria dos meio-médios, o lutador brasileiro confirmou a ótima fase de sua carreira e venceu Jon Fitch, ex-desafiante ao título da divisão, na decisão unânime dos jurados (30 a 27, 30 a 27 e 30 a 27). Durante os três rounds, Demian fez prevalecer seu jogo, trabalhando nas costas do rival, que não conseguiu se movimentar e pouco assustou dentro do octógono. O lutador do Brasil não perde há três lutas.
           A luta foi amarrada. Mas, se faltou movimentação, sobrou emoção para Rogério Minotouro. Depois de mais de um ano afastado do octógono por lesões, o meio-pesado brasileiro voltou conseguindo uma vitória importante sobre o ex-campeão de sua categoria Rashad Evans, que não conseguiu nem assustar o brasileiro durante os três rounds em Las Vegas. O triunfo de Nogueira foi na decisão unânime dos jurados (29 a 28, 29 a 28 e 29 a 28) e o coloca em uma situação bem melhor dentro da divisão.
           Baseado em: sportv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário