sábado, 28 de julho de 2012

Após apagão, Federer bate fantasma de 2010 e vence a estreia em Londres- Tênis masculino- Londres 2012

Roger Federer tênis Londres Olimpíadas 1r (Foto: EFE) Há pouco mais de dois anos, Roger Federer esteve a poucos pontos da eliminação na primeira rodada de Wimbledon. Seu adversário naquele dia foi o colombiano Alejandro Falla, que vacilou quando sacou para fechar o jogo e cedeu a virada. Neste sábado, os dois se reencontraram no mesmo palco - a Quadra Central -, e a primeira rodada do torneio olímpico de tênis também teve uma boa dose de drama. Federer rumava para uma vitória tranquila, mas desperdiçou três match points no segundo set e deixou que rival virasse a parcial. O triunfo do favorito só veio no terceiro set. Por 6/3, 5/7 e 6/3, o suíço espantou o fantasma de 2010 e venceu na estreia em Londres 2012.
               Em sua quarta participação nas Olimpíadas, Federer segue em busca da sonhada medalha de ouro olímpica em simples. Atual campeão nas duplas ao lado de Stanislas Wawrinka, o suíço era favorito em Atenas 2004 e Pequim 2008, mas foi surpreendido por Tomas Berdych e James Blake, respectivamente. Seu próximo obstáculo nos Jogos de Londres 2012 será o francês Julien Benneteau, que estreou com vitória sobre o russo Mikhail Youzhny por 7/5 e 6/3.
               Curiosamente, Benneteau foi outro tenista que esteve perto de eliminar Federer em Wimbledon. Este ano, em partida válida pela terceira rodada, o francês esteve a dois pontos de sair com a vitória, mas cometeu dois erros não forçados e perdeu a chance. O suíço, que perdeu os dois primeiros sets, triunfou por 3 a 2.
               Assim como em 2010, Falla teve as primeiras chances. Já no terceiro game, o colombiano teve dois break points. Federer escapou por pouco. Primeiro, deu sorte quando viu uma cruzada do adversário sair milimetricamente. Depois, encaixou um bom saque. O suíço esperou suas chances, e foi com mais um lance de sorte que a quebra veio. Com um break point no oitavo game, Federer mandou uma bola que bateu na fita e atrapalhou Falla, que foi forçado a subir à rede desajeitado. O colombiano ainda conseguiu rebater, mas foi presa fácil para o suíço, que encaixou um voleio vencedor e conseguiu a quebra. Na sequência, sem bobear, Federer confirmou e fez 6/3.
              Apagão: três match points perdidos e dois saques quebrados
              O segundo set foi completamente diferente. O número 1 do mundo não chegou ao primeiro break point no sétimo game. Sem bobear, o suíço converteu a chance, fez 4/3 e confirmou o serviço com duas curtinhas em seguida para abrir 5/3. Falla já não parecia ter recursos para virar o jogo, mas ainda daria trabalho. Sacando no nono game, o colombiano viu Federer encaixar uma linda devolução de esquerda para chegar a três match points.
              Falla brilhou e salvou os três, forçando o favorito a sacar para o jogo. Sem nada a perder, o azarão encaixou ótimas devoluções e chegou a dois break points. Federer escapou do primeiro e pensou ter encaixado uma direita vencedora no segundo. O replay, porém, mostrou bola fora e deu a quebra ao colombiano: 5/5
              No 11º game, Falla saiu de outro buraco. Depois de ver o placar em 0/40, venceu cinco pontos seguidos, explorando bem a esquerda de Federer, e se colocou à frente no placar: 6/5. O suíço vivia seu momento mais instável no jogo e cometia seguidos erros. Com duas direitas erradas em sequência, Federer perdeu o saque no 12º game e deu o set ao rival: 7/5.
             Colombiano luta, mas não resiste
              Quando o terceiro set começou, o heptacampeão de Wimbledon se encontrou e parou de errar. Quebrou Falla logo no primeiro game e consolidou a vantagem em seguida, abrindo 2/0. O azarão, contudo, não desistia. No quarto game, graças a mais um par de falhas do suíço, o colombiano devolveu a quebra e deixou tudo igual mais uma vez (2/2).
              Falla, porém, não manteve o alto nível. Depois de abrir 30/0 no sétimo game, cometeu dois erros de backhand e deu uma chance ao suíço. Federer chegou a dois break points e converteu na segunda oportunidade. A dois games da vitória, o heptacampeão não vacilou mais. Confirmou o serviço para fazer 5/3 e quebrou o rival no nono game para dar números finais.
              Confira os resultados deste sábado na chave masculina:
              Julien Benneteau (FRA) 2 x 0 Mikhail Youzhny (RUS) - 7/5 e 6/3
Denis Istomin (UZB) 2 x 0 Fernando Verdasco (ESP) - 6/4 e 7/6(9)
John Isner (EUA) 2 x 0 Olivier Rochus (BEL) - 7/6(1) e 6/4
Philipp Petzschner (ALE) 2 x 0 Lukas Lacko (SVK) - 7/6(5) e 6/1
Janko Tipsarevic (SER) 2 x 0 David Nalbandian (ARG) - 6/3 e 6/4
Steve Darcis (BEL) 2 x 0 Tomas Berdych (TCH) - 6/4 e 6/4
Santiago Giraldo (COL) 2 x 0 Ryan Harrison (EUA) - 7/5 e 6/3
Nicolás Almagro (ESP) 2 x 0 Viktor Troicki (SER) - 6/4 e 7/6(3)

By: sportv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário