O combate entre Ebinuma e Cho foi equilibradíssimo, e nenhum dos dois pontuou no tempo regulamentar. No golden score (três minutos de morte súbita), o japonês chegou a ter um yuko apontado a seu favor, mas após revisão em vídeo, recurso utilizado pela primeira vez em Olimpíadas neste ano, a pontuação foi revogada. Com o empate em 0 a 0, a decisão recaiu para os árbitros, que levantam bandeiras nas cores do quimono do judoca que consideram vencedor. O trio, cujo árbitro central era o brasileiro Edson Minakawa, levantou unanimemente bandeiras azuis, a favor de Cho.
A decisão foi amplamente vaiada pelo público no Complexo Excel e, imediatamente, o trio foi chamado pela comissão de revisão da Federação Internacional de Judô (FIJ). O diretor de árbitros Juan Carlos Barcos, após consultar-se com o presidente da FIJ, Marius Vizer, recomendou a mudança de resultado. O trio retornou aos seus lugares, Minakawa revogou a decisão anterior e solicitou nova bandeirada. Desta vez, a decisão foi unânime em favor de Ebinuma e recebeu ainda mais vaias do público presente. Ao deixar o tatame, Cho recebeu uma ovação de pé da torcida.
- Queremos garantir que o lutador certo venceu. A luta foi muito parelha - disse Nicolas Messner, porta-voz da FIJ, à agência de notícias Reuters. Segundo ele, foi a primeira vez que uma decisão dos árbitros foi revogada pela comissão de arbitragem.
Ebinuma, todavia, acabou surpreendido por Lasha Shavdatuashvili na semifinal. Vigésimo-primeiro do ranking mundial, o jovem de 20 anos, da Geórgia, conseguiu um ippon e eliminou o japonês, grande favorito. Shavdatuashvili terminaria com a medalha de ouro ao derrotar o húngaro Miklos Ungvari na grande final. Ebinuma, por sua vez, superou o polonês Pawel Zagrodnik, algoz do brasileiro Leandro Cunha, na decisão da medalha de bronze.
Jun-Ho Cho se recuperou da decepção com o resultado e foi à repescagem, onde derrotou o britânico Colin Oates. Na luta pelo bronze, foi novamente ao golden score contra o espanhol Sugoi Uriarte. De quimono branco, o sul-coreano teve bandeirada unânime ao seu favor e, desta vez, a decisão não foi revogada.
No torneio feminino do peso-meio-leve (até 52kg), a cubana Yanet Bermoy Acosta, uma das favoritas ao ouro, deixou o título escapar ao ser derrotada pela norte-coreana An Kum Ae no golden score, com um yuko.
Confira os pódios das duas categorias do judô disputadas neste domingo em Londres:
Peso-meio-leve masculino (até 66kg):
1º Lasha Shavdatuashvili (GEO)
2º Miklos Ungvari (HUN)
3º Masashi Ebinuma (JAP)
3º Jun-Ho Cho (COR)
Peso-meio-leve feminino (até 52kg):
1ª An Kum Ae (CNO)
2ª Yanet Bermoy Acosta (CUB)
3ª Rosalba Forciniti (ITA)
3ª Priscilla Gneto (FRA)
By: sportv.com.br







Nenhum comentário:
Postar um comentário