sábado, 4 de agosto de 2012

Yamaguchi Falcão vence chinês, vai às quartas e fica a uma luta do bronze- Boxe - Londres 2012

boxe Yamaguchi Falcao Florentino  (Foto: Reuters) Foi por pouco, mas o brasileiro Yamaguchi Falcão passou pelo chinês Fanlong Meng nas oitavas de final do boxe nas Olimpíadas de Londres 2012, neste sábado. Os dois pugilistas empataram por 17 a 17, mas Yamaguchi levou a melhor no desempate por pontos e avançou às quartas de final da categoria meio-pesado (até 81kg). Com mais uma vitória, o capixaba garante uma medalha, já que todos os semifinalistas do boxe vão ao pódio. Nas quartas, o brasileiro encara o cubano Julio La Cruz Peraza, atual campeão mundial da categoria.
                 Yamaguchi tinha um desafio duro pela frente contra Meng, terceiro colocado no ranking mundial da categoria meio-pesado. Apesar disso, o brasileiro, de vermelho, não perdeu tempo em partir para cima do chinês. Yamaguchi logo tomou o centro do ringue e encurtou a distância, para anular a vantagem de envergadura do adversário. O capixaba mostrava boa defesa na guarda e desferiu ganchos perigosos. Na segunda metade do round, o brasileiro passou a andar mais para trás e buscar mais o contragolpe. Acabou em desvantagem no primeiro assalto, por 6 a 5.
                 No segundo assalto, Yamaguchi voltou com vontade e acertou logo um cruzado de esquerda. O jab de direita entrou, e Meng acordou. Os dois pugilistas tiveram algumas trocas frenéticas, e o chinês usava sua envergadura para manter Yamaguchi a distância. Na tentativa de intimidar o rival, o brasileiro foi para alguns clinches e deu uma ombrada, sendo logo advertido. Ao final do round, novamente 6 a 5, mas para Falcão, que empatou a luta em 11 a 11.
                 Meng começou o round melhor, atacando bastante, e Yamaguchi se desequlibrou com 2m40s restando. A contagem não foi aberta porque a queda não foi causada por golpes. O brasileiro passou a atacar e acertar mais no infighting, e Meng buscou o clinche algumas vezes para conter seu ímpeto. O lutador de azul recebeu repetidos avisos do árbitro para buscar o combate limpo. No minuto final, o capixaba foi com tudo para cima, acertou um bom cruzado de esquerda e pressionou o adversário contra as cordas. O bom momento deu confiança a Yamaguchi, que ainda acertou um belíssimo gancho de direita e apenas se defendeu nos 15s finais.
                 O placar final demorou a sair. Quando foi anunciado, houve empate de 6 a 6 no último round e 17 a 17 no total. No desempate, Yamaguchi levou vantagem no total de pontos contados para as médias de cada round, 52 a 49, e foi anunciado vencedor.
                 No boxe olímpico, cinco árbitros laterais pontuam o combate através de um sistema eletrônico. A cada round, um programa de computador descarta dois placares, o mais alto e o mais baixo, e faz uma média entre os três placares restantes para apontar a pontuação. No caso do desempate, todos os pontos desses três placares em todos os rounds são contados para determinar o vencedor.
                 By: sportv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário