sábado, 4 de agosto de 2012

Campeão mundial, Everton Lopes perde e lamenta azar no sorteio das chaves-Boxe- Londres 2012

 Everton dos Santos Lopes e Roniel Iglesias Sotolongo, Cuba x Brasil, Boxe (Foto: Agência Reuters) Campeão mundial do peso-meio-médio ligeiro (até 64kg), Everton Lopes foi derrotado e eliminado logo na estreia nas Olimpíadas de Londres 2012, nas oitavas de final. Perdeu para o cubano Roniel Iglesias Sotolongo, seu carrasco nas semifinais dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011. Apesar de atitude agressiva pela maior parte do combate, o baiano foi vítima da boa defesa e dos bons contragolpes de Sotolongo, que venceu por 18 a 15 na pontuação dos árbitros.
                     Como campeão mundial, Everton teve bye (folga) na primeira rodada das Olimpíadas, mas seu sorteio não ajudou: nas oitavas, pegaria Roniel Iglesias Sotolongo, campeão mundial de 2009 e atual campeão pan-americano, que atropelou o colombiano Cesar Villarraga na estreia.
                     No primeiro round, os dois mostravam boa guarda, e Everton se movimentava bastante, atacando com jabs para desestabilizar a defesa do rival. O cubano também tinha um jab de direita forte, mas o baiano mostrava confiança e chegou a colocar Sotolongo contra as cordas. No último minuto do assalto, o cubano acertou bons golpes na linha de cintura, mas o brasileiro seguiu agredindo. A pontuação final favoreceu o caribenho: 4 a 3.
                    Everton voltou movimentando mais as mãos e acertou um belo gancho de direita na cabeça, que derrubou Sotolongo. Todavia, o árbitro não abriu contagem. O cubano não se abalou e cresceu durante o assalto, enquanto Everton se defendia. O brasileiro voltou a atacar bem no minuto final, e Sotolongo mostrou sinais de cansaço. Apesar disso, o cubano saiu novamente em vantagem, com 9 a 6, e abriu 13 a 9. A pontuação deixou o atual campeão mundial perplexo.
                   - Não achei que ele pontuou bastante assim no segundo round, como os árbitros viram. Infelizmente, mais uma vez perdi para ele. Em Guadalajara, foi por mais pontos - lembra.
                   Seu treinador, João Soares, também reclamou do 9 a 6 para o cubano.
                   - Não foi roubado, mas no segundo round deram muitos pontos para o outro. Eles exageraram - afirmou Soares.
                   Em desvantagem, Everton partiu para cima com vontade no último round. Logo, colocou o cubano contra o córner e o pressionou. Sotolongo passou a andar para trás, mas seguia mostrando boa proteção na guarda. O cubano sentiu o crescimento do brasileiro na luta e buscou o clinche repetidamente. Ao soar do ringue, parecia difícil que o baiano houvesse recuperado a diferença de quatro pontos. O anúncio da decisão oficial confirmou: Everton Lopes venceu o round por 6 a 5, mas foi eliminado por 18 a 15 no placar total.
                   O baiano lamentou o azar que teve no sorteio, mas colocou a derrota sob perspectiva.
                   - Se eu viesse por outra chave, estaria melhor. Caí de bye e tenho que dar graças a Deus. Foi a primeira vez que o Brasil entrou de bye em Olimpíadas - lembrou Everton Lopes, que negou que a pressão extra por ser campeão mundial tenha o atrapalhado.     
                   - Pressão, você tem interna, e o povo brasileiro quer que você dê seu máximo. Principalmente sua família. Eu dei meu máximo, mas infelizmente fui derrotado - concluiu.
                   By: sportv.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário